quarta-feira, 30 de março de 2011

ENXURRADA DE 10DE MARÇO DE 2011-O Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul - SIMUSSUL

     O Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul - SIMUSSUL, embora não atingido em suas instalações pela enxurrada de março de 2011 que devastou o Município de São Lourenço do Sul está enganjado em ajudar suas vítimas. Considerando-se que os Governos responsabilizaram-se pela arrecadação e distribuição de donativos para todos os cidadãos, em reunião de diretoria ficou decidido que o SIMUSSUL buscaria atender apenas os associados que foram vitimados, pois, obviamente, os recursos e doações não serão suficientes para restabelecer e recuperar totalmente as condições destes trabalhadores.

     Assim, o sindicato ativou uma comissão, coordenada pela Secretaria de Movimentos Sociais da entidade, na forma do Art. 28, "b" de seu Estatuto, para elaborar um plano de atuação do sindicato junto à sociedade civili organizada e à comunidade, especialmente nesta campanha assistencial. E, com foco exclusivo no associado, fazer-se-á um levantamento minucioso, devidamente documentado, de quais associados foram efetivamente atingidos. Feita a inspeção in loco e comprovada a vitimação pela enxurrada, estará o SIMUSSUL disponibilizando recursos próprios para os atingidos a fim de que busquem com o valor que lhes for entregue os bens de que mais necessitem. O valor será um auxílio pois o Sindicato não possui condições financeiras e nem mesmo um fundo específico para tais emergências, tampouco para repor móveis, vestuário, utensílios e eletrodomésticos. O critério utilizado será de rateio de um valor disponibilizado pro rata, ou seja, o valor individual dependerá do número de associados atingidos.

     Também, considerando que levará muito tempo para que todos retomem suas condições de habitalidade em seus lares, bem como possam voltar a vestirem-se com dignidade; considerando-se que tão logo haja mudança de pauta na mídia é corrente que as doações começarão a cessar; considerando-se ainda que ao chegar o inverno estes despossuídos necessitarão de auxílio financeiro para adquirir vestuário adequado as estações mais frias, o SIMUSSUL abriu uma conta bancária para receber doações que servirão para um auxílio complementar e futuro a estes servidores.

     Que fique claro que não é intenção do SIMUSSUL substituir o trabalho institucional dos órgão competentes, mas sim arrecadar dentre os associados não atingidos e dos demais trabalhadores, públicos e privados, da comunidade ou região, recursos que somados poderão auxiliar estes associados de forma complementar a assistência governamental que está sendo prestada. Atualmente, todos recebem alimentação e água; estão recebendo colchões; estão recebendo algumas peças de vestuário doadas por todos. Mas os atos de solidariedade não serão suficientes neste momento de crise e as consequencias da tragédia ainda serão sentidas nos próximos meses.

      Muitos perderam tudo o que possuiam; outros salvaram alguma coisa. No levantamento será avaliado cada caso. O certo é que assim o SIMUSSUL terá certeza de que não haverão desvios e os recursos arrecadados sejam efetivamente entregues aos necessitados, seus associados. Frize-se que toda ajuda recebida e cada recurso doado será destinado total e exclusivamente para os associados do SIMUSSUL. Portanto se não é sua intenção direcionar a doação opte pelos meios institucionais. Mas, se deseja colaborar também com associados vitimados pela enxurrada, poderá fazê-lo através da conta aberta para essa finalidade.

      No caso de associados de outros sindicatos, o SIMUSSUL está sugerindo que se processe uma rede de solidariedade, onde os associados dos demais sindicatos co-irmãos possam arrecadar doações e encaminhar para o SIMUSSUL.

Por isso, comunicamos que a conta é a seguinte: simussul  doações enchente. 0870 c/c  06.014507.1-8, BANRISUL. Qualquer quantia será bem vinda e será destinada diretamente aos associados. O SIMUSSUL, através de sua mídia (jornal, site, orkut etc.) e da imprensa estará divulgando um balanço e fazendo a devida e necessária prestação de contas.

     Eu endosso essa campanha do SIMUSSUL do qual sou advogado e estarei ajudando na fiscalização da correta aplicação de todo e qualquer recurso recebido e, especialmente, na transparência necessária.


Claudio Rogério Freitas da Silva
OAB/RS 33.567

Nenhum comentário:

Postar um comentário