sexta-feira, 3 de maio de 2013

Respeito: é o que esperam os funcionários públicos municipais



Os servidores públicos municipais de São Lourenço do Sul estão indignados. O reajuste salarial de 2013 foi aprovado em assembleia pelos funcionários ansiosos por receber aumento. Mas a pressa ficou frustrada, pois o pagamento demora a chegar ao servidor.
Ocorre que em São Lourenço do Sul, a categoria, através de negociação do Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul), conseguiu fixar a data-base de negociação salarial para 1º de janeiro, acompanhando assim o aumento do salário mínimo nacional.  Em 2013 com a troca de prefeito, a negociação foi atrasada ocorrendo apenas em março. Assim, ansiosos pelo reajuste, os funcionários aprovaram a proposta da prefeitura, mesmo abaixo dos percentuais solicitados.
Todo este processo chegou ao fim em 25 de março, após um período de demora para que a Câmara de Vereadores aprovasse o projeto de lei. E os servidores ficaram na expectativa de receber o aumento e os retroativos referentes a data-base de janeiro junto a folha de pagamento do próximo mês, como sempre ocorreu. Dias antes da folha de pagamento sair, vazou a informação de dentro da prefeitura de que o pagamento dos retroativos não ocorreria, sem qualquer aviso prévio aos funcionários ou ao Sindicato. A situação não é apenas um desrespeito ao servidor, como também ao Simussul, entidade que os representa. Mostra, ainda, despreparo da administração que não se organiza financeiramente para pagar o que nada mais é que uma dívida com os funcionários. Estes pagamentos, agora, serão divididos em duas parcelas, uma em 15 de maio e outra em 14 de junho.
O fato pegou a todos de surpresa, causando problemas aos trabalhadores que já estavam preparados para receber estes valores. Em assembleia geral, realizada em 30 de abril, estes mesmos trabalhadores desrespeitados, optaram por não paralisar qualquer atividade, evitando assim que a população sofra sem algum serviço, mostrando o nível de comprometimento e responsabilidade que o servidor tem com seu município, diferente da forma como a administração lida com os trabalhadores que educam as crianças, mantém a cidade limpa e bonita, tratam da saúde do cidadão...
Os servidores acabam esperando até a metade do ano para receber os retroativos, um ato administrativo prejudicial a todos. Estes trabalhadores esperam que algo semelhante nunca mais se repita, que a administração municipal honre os compromissos de campanha de dialogar e respeitar os servidores, que conceda reajustes dignos e se organize para que ocorram na data correta: 1º de janeiro. Respeito é o que os trabalhadores exigem já. E o Simussul se utilizará de todas as armas possíveis para que algo semelhante não volte a acontecer. (Direção Simussul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário